Bolo de maracujá para aniversário

O bolo de maracujá para aniversário é uma receita especial para quem gosta de bolos confeitados com sabor mais suave, e querem sair dos sabores tradicionais, como exemplo, bolo de chocolate trufado, bolo de ameixa com doce de leite, entre outros.

Veja outras receitas de bolo:
–>Bolo de leite ninho com nutella
–>Bolo de morango com leite ninho
–>Bolo de maracujá com mousse

Preparar o bolo de maracujá para aniversário é bem simples, assim como você irá conferir aqui no Tudo na Cozinha.

Não tem muito segredo para realizar o preparo do bolo de maracujá para aniversário, basta seguir o passo a passo como descrevemos aqui no site, assistir ao vídeo para ajudar com o preparo, que não tem erro, você terá um bolo delicioso!

Confiram a seguir quais os ingredientes utilizados e como preparar o bolo de maracujá para aniversário:

INGREDIENTES:

  • Para o bolo:

– 4 ovos

– 2 xíc. de açúcar

– 1 xíc. de manteiga ou margarina sem sal

– 3 xíc. de farinha de trigo peneiradas

– 2/3 xíc. de suco integral de maracujá fresco para a massa + 1/3 de xícara de água mineral (eu coloco a polpa da fruta fresca no liquidificador, bato e peneiro) – SEM ÁGUA

– polpa de um maracujá (com as sementes)

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– Pitada de sal

  • Para o recheio (ganache de maracujá):

– 500 grs de chocolate branco, picado

– 1/2 xícara de suco de maracujá fresco (puro)

– 1 colher (sopa) de creme de leite sem o soro

  • Para a calda (molhar o bolo):

– 1/3 de xícara de suco de maracujá puro

– 1 ½ xíc. de água

– 2/3 de xic. de açúcar

  • Para a cobertura com sementinhas:

– ½ xícara de polpa de maracujá com as sementes

– 1 ½ xícaras de água

– 2/3 de xícara de açúcar

– 1 colher (sopa) de amido de milho, dissolvida num pouco da água da receita (cerca de 1/2 xícara)

  • Para o chantilly:

– 700 ml de creme de leite fresco

– 3 colheres de sopa (colher-medida/nivelada) de açúcar de confeiteiro

– 2 colheres (chá) de baunilha

Modo de preparo

Bolo:

Pré-aqueça o forno a 180°. Na batedeira, bata em creme a manteiga e o açúcar. Acrescente os ovos inteiros, um a um, e continue batendo. Bata na velocidade máxima por uns 3 minutos, raspando as bordas da tigela. Alterne (na velocidade mínima) o suco de maracujá, a farinha de trigo peneirada com o fermento e o sal.

Por último, a polpa com sementes, de um maracujá. Bata só para misturar. Despeje na forma untada com manteiga, forrada com papel-manteiga, untada novamente e enfarinhada.

Asse em forma redonda com aro removível de aproximadamente 26 cm de diâmetro por mais ou menos 45 minutos ou até enfiar palito e sair limpo. (coloque-a dentro de uma assadeira maior para não queimar o bolo por baixo, se for de aro removível, que são mais finas).

Calda para molhar o bolo:

Levar tudo ao fogo e deixar ferver em fogo baixo por 3 minutos. Utilizá-la quente.

Ganache de maracujá (recheio):

Coloque o chocolate branco picado numa tigela de vidro e leve ao microondas na potência MÉDIA por cerca de 4 minutos. Retire, mexa com uma espátula de silicone. Se ainda não estiver derretido, volte na mesma potência por mais 1 minuto.

Retire, mexa, e acrescente o creme de leite e o suco de maracujá. Bata com uma batedeira (será melhor do que com o fouet, é mais fácil e rápido).

Leve ao freezer por uns 15 minutos, para ficar gelado (não deixe endurecer).

Bata novamente com a batedeira (o ar se incorporará e ficará com uma textura quase de mousse). Reserve.

Cobertura com sementinhas:

Numa panelinha coloque a polpa com semente do maracujá, a água e o açúcar e o amido dissolvido. Deixe ferver em fogo baixo por uns 5 minutos ou até engrossar (mexendo sempre). Reserve na geladeira para utilizá-la gelada.

Chantilly:

Coloque todos os ingredientes na batedeira (o creme de leite deve estar bem gelado), e bater até o ponto de chantilly firme.

Reserve na geladeira.

Montagem:

Com o bolo já resfriado, corte duas vezes (perfazendo 3 camadas). Dentro do aro removível, sobre o prato do bolo, vá montando as camadas:

– Bolo, calda, recheio, bolo, calda, recheio, bolo, e termine regando com o restante da calda.

Leve ao freezer por 40 minutos para firmar. Retire do freezer, passe uma faquinha em volta. Retire o aro. Cubra o bolo todo com o chantilly, e na parte de cima, coloque a cobertura com sementinhas.

Como podemos observar, preparar o bolo de maracujá para aniversário não é tão difícil quanto parece, são apenas muitos passos. A melhor parte de preparar essa delícia é que você terá um bolo que não é enjoativo e poderá agradar o paladar de seus convidados.

Para melhor ilustrar o preparo da receita, além de esclarecer dúvidas sobre a receita do bolo de maracujá para aniversário, selecionamos este vídeo explicativo especial. Vale à pena conferir:

Veja mais:
–>Bolo de pêssego com doce de leite
–>Bolo de frutas vermelhas
–>Bolo de ameixa com doce de leite e nozes

Gostou do bolo de maracujá para aniversário? Compartilhe conosco a sua opinião e dicas de culinária aqui nos comentários do site.