Calda de caramelo para pudim

A calda de caramelo para pudim é uma receita que muitas pessoas possuem dificuldade em preparar, por mais que a receita seja simples, deixar passar do ponto é ainda mais fácil, fazendo com que a calda fique amarga.

Veja algumas caldas que podem lhe interessar:
–>Calda de morango para sobremesas
–>Calda de goiabada para bolo e sobremesas
–>Calda de maracujá para mousse

Você quer aprender como preparar uma calda de caramelo para pudim, perfeita? Confira o passo a passo para não errar mais, aqui no Tudo na Cozinha.

Para fazer a calda de caramelo para pudim, utilizamos poucos ingredientes e seu preparo é rápido e realizado no fogo, por isso, é preciso ter muita atenção. Algumas pessoas deixam a calda espessa de mais, que acaba sendo pouca quando feita direto na forma, e outras deixam passar do ponto.

Para acertar no preparo e ter a calda de caramelo para pudim, perfeita, é preciso seguir as instruções a seguir:

Ingredientes:

 1 xícara de açúcar (160 gramas)

 ½ xícara de água (120 mililitros)

 1 colher de sopa de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo:

  1. O primeiro passo é colocar numa panela grossa o açúcar, a água e a baunilha e mexer um pouco, somente para misturar.
  2. Para esta receita aconselhamos usar açúcar refinado, que é mais fácil de dissolver.
  3. Leve a panela ao fogo e deixe ferver. À medida que ferve, você observa que as bolhas se vão tornando maiores e a calda mais escura, baixe o fogo para evitar queimar.
  4. Alguns minutos depois a calda reduz as bolhas e começa a caramelizar. Nesse momento preste atenção à cor da calda: o ponto ideal é quando a calda ganha uma tonalidade âmbar, como na fotografia. Nesse momento pode desligar o fogo.
  5. Não deixe a calda passar do ponto: quanto mais escura, mais amarga ficará.
  6. Coloque a calda de pudim na forma de pudim e espalhe usando um pincel de cozinha ou girando a forma. Está pronta para receber o pudim! Se você preferir pode usar esta calda para pudim depois de pronto, também fica muito gostoso.

Como podemos observar, realmente, é muito simples preparar a calda de caramelo para pudim, só é preciso muita atenção no que está fazendo e não largar a panela sozinha no fogo.

Para melhor ilustrar o preparo da calda de caramelo para pudim, selecionamos um vídeo especial que vale à pena assistir:

Gostou da receita da calda de caramelo para pudim? Por que não compartilha conosco sua opinião nos comentários? Vamos adorar recebê-la!

Veja também:
–>Calda de damasco
–>Petit gateau de doce de leite com calda de caramelo e maracujá
–>Queijadinha com calda de goiabada