Petit gateau de doce de leite com calda de caramelo e maracujá

Uma receita especial é o petit gateau de doce de leite com calda de caramelo e maracujá, essa delícia tem um sabor surpreendente e está presente no cardápio de muitos restaurantes e confeitarias. Muitas pessoas preparam essa deliciosa sobremesa e servem com sorvete após as refeições. Hoje aqui no Tudo na Cozinha, vamos ensiná-los como preparar, venha conferir!

O petit gateau de doce de leite com calda de caramelo e maracujá não é uma receita difícil de fazer, seus ingredientes são encontrados facilmente, o único preparo que requer mais atenção é o do caramelo, pois o erro de deixar a calda passar do ponto pode deixar o doce com um gosto amargo e muito forte, mas não tem problema, você poderá acompanhar o jeito certo de fazer a seguir.

Veja também:
–>Petit Gateau
–>Doce de leite em barra
–>Mousse de maracujá com iogurte

Ingredientes :

Calda

  • 1 e 1/2 xícara de açúcar 
  • 1 e 1/2 xícara de suco concentrado de maracujá (maguary)
  • 3 colheres de creme de leite fresco

Bolinho

  • 200g de doce de leite
  • 100g de manteiga
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

– Comece pela calda

Use uma panela de fundo grosso para derreter o açúcar até formar um caramelo dourado. Cuidadosamente verta o suco de maracujá pela beirada da panela, mantenha o fogo baixo e mexa até derreter todo o caramelo, junte o creme de leite e deixe ferver mais um pouco até que a calda encorpe.

– O Bolinho

Coloque a manteiga e o doce de leite numa panela para derreter em banho-maria.

Retire do fogo e adicione os ovos e as gemas e misture preferencialmente com um fouet.

Peneire a farinha e o açúcar, acrescente o sal e junte à massa.

Unte com manteiga e enfarinhe as forminhas e coloque a massa preenchendo 3/4 da forma. É melhor usar forminhas individuais para facilitar o desenforme. Para levar ao forno é só acomodá-las numa forma base.

Leve à geladeira por 30 minutos e, em seguida, asse em forno pré-aquecido a 160°C por cerca de 10 a 12 minutos. O ponto ideal é assado externamente e o miolo ainda molinho.

Assim que se forma uma superfície mais firme conte dois minutos e retire do forno. Vale até retirar um para testar. Mas testar rápido, porque o micro bolinho passa do ponto em segundos.

Retire do forno, passe uma faca delicadamente pelas laterais, vire sobre o pratinho de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro, despeje a calda ao redor e sirva.  Dica: Quase todo mundo gosta de uma bola de sorvete para acompanhar.

Como podemos observar, preparar o petit gateau de doce de leite com calda de caramelo e maracujá não é tão difícil, seguindo o passo a passo que mencionamos, você consegue fazer a sobremesa e surpreender o paladar das pessoas que provarem a sua sobremesa.

Agora que aprendemos mais uma receita nova, com certeza, será uma das mais pedidas e admiradas em nossa cozinha.

Author: