Torta doce de ricota

Sabemos que as tortas são perfeitas para sobremesas e lanches, mas uma das receitas que conquista o paladar de quem gosta de um doce mais suave é a da torta doce de ricota. Essa receita tem um sabor surpreendente e um preparo bem peculiar. Saiba como fazer essa delícia, aqui no Tudo na Cozinha.

Quando falamos sobre a receita da torta doce de ricota, muitas pessoas ficam curiosas, uma vez que a ricota é um alimento salgado, no entanto, pode ser utilizado em receitas doces. Os ingredientes utilizados em seu preparo são bem simples, mesmo sem ter experiência na cozinha conseguimos acertar a receita.

Confira a seguir quais os ingredientes utilizados e como preparar a torta doce de ricota:

Veja mais:
–>Torta de banana e doce de leite
–>Recheio de creme de abacaxi para bolos e tortas
–>Bolo de chocolate com brigadeiro e recheio de doce de leite
–>Torta Alemã fácil de fazer
–>Recheio de abacaxi para bolos e tortas

Ingredientes:

Para o recheio

  • 500 a 600g de ricota
  • 200g de creme de leite fresco
  • 200ml de leite integral
  • 3 ovos
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 1 colher de café de extrato de baunilha
  • Raspas de um limão 

Massa

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 8 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • 1/2 xícara de manteiga ou margarina
  • 1 colher de café de extrato de baunilha
  • 1 ovo
  • 1/4 xícara de água 

Modo de preparo:

Prepare a massa 

Unte a forma. Usei uma forma alta de 20 cm de diâmetro porque gosto desta torta com o recheio bem alto. Misture o ovo, a água e o extrato de baunilha. Reserve.

Numa tigela coloque a farinha, o açúcar e a manteiga ou margarina bem geladas, e com as pontas dos dedos forme uma farofa. 

Dica: sempre gosto mais da manteiga, pelo sabor, mas a margarina, desde que não seja light funciona muito bem, costumo usá-la quando estou com pressa.

Acrescente a mistura líquida e aglutine os ingredientes até formar uma massa macia. 

Dica: a farinha que usei precisou de mais água, usei talvez 1/8 de xícara a mais, então sempre é bom deixar um pouquinho de água à mão. 

Você pode forrar a forma imediatamente, estendendo entre dois plásticos, ou estendendo com os dedos. Com um pouquinho de prática fica ótimo. Para torta de ricota gosto da massa bem fininha.  

Leve à geladeira por meia hora.

Pré aqueça o forno a 180°C.

Prepare o recheio

Coloque na tigela da batedeira os ovos e bata até crescer bastante e ficar bem espumoso. Acrescente o açúcar e bata até formar um creme leve.

No liquidificador junte a ricota, o creme de leite, a baunilha e o leite. Bata apenas o suficiente para os ingredientes formarem um creme liso.

Junte a mistura do liquidificador e a mistura da batedeira delicadamente. Acrescente as raspas de limão. O limão siciliano, mais suave, fica ótimo! Mas pode ser o taiti.

Coloque o recheio na forma e leve ao forno por cerca de uma hora. A massa deve ficar bem dourada e o creme firmar e formar pequenas rupturas na superfície. Retire e deixe esfriar no mínimo 2 horas antes de cortar para que o creme firme bem. Depois de fria salpique com açúcar de confeiteiro, só pra ficar bonita.

Não há segredo para fazer a deliciosa torta doce de ricota, basta seguir o passo a passo como descrito aqui no site. Para ajudá-los com o preparo na prática e esclarecer possíveis dúvidas, selecionamos um vídeo explicativo:

Aprender novas receitas é ótimo para ter um cardápio mais diversificado em nossa cozinha e surpreender as pessoas que mais amamos, além de testar novas teorias. A torta doce de ricota é uma dessas opções curiosas que encantam o nosso paladar.

Author: