Bolo de baunilha e coco

Ás vezes tudo o que precisamos em nossa cozinha é preparar uma receita simples que tenha um sabor delicioso e surpreendente para agradar o paladar de todos. O bolo de baunilha e coco é uma dessas receitas simples e muito saborosa. Aprenda como prepará-lo aqui no tudo na Cozinha!

A receita do bolo de baunilha e coco é uma das mais simples que podemos imaginar, seu preparo não requer muito trabalho e o resultado é gratificante. Imagine um bolo fofinho, com sabor suave e que tem um toque macio no paladar, acompanhado de um café fresquinho pela manhã ou lanche da tarde? Uma ótima ideia, não é mesmo?

Saiba como preparar o bolo de baunilha e coco a seguir e desfrute dessa delícia:

Veja também:
–>Cupcake de baunilha
–>Bolo fofinho com leite de coco
–>Pão de coco
–>Bolo molhado de coco

Ingredientes:

Massa

  • 6 claras + 4 ovos 
  • 10 colheres de sopa bem cheias de açúcar
  • 10 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de café de pasta de baunilha

Recheio

creme de confeiteiro 

  • 6 gemas
  • 125g de açúcar
  • 2 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de café de pasta de baunilha
  • 200g de creme de leite fresco

Coco para recheio e cobertura

  • 450g de coco fresco ralado
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de água

Modo de preparo:

Comece pelo creme de confeiteiro, que pode ser feito um dia antes. 

Coloque as gemas numa peneira apoiada sobre a tijela da batedeira e deixe que escorram. Eu dou umas batidinhas na peneira para acelerar. Só não pressione a película que fica na peneira, que é a responsável pelo desagradável gosto residual, no máximo raspe com uma colher a parte de baixo da peneira para aproveitar ao máximo as gemas. 

Bata as gemas até que aumentem de volume e fiquem bem cremosas. Acrescente o açúcar, a farinha e o amido aos poucos. 

Enquanto isso aqueça o leite, não precisa ferver, acrescente a pasta de baunilha.

Dica: quando se usa a vagem de baunilha o leite precisa ferver com a baunilha para assimilar o sabor. No caso da pasta ou do extrato não é necessário.

Junte uma xícara de leite no creme de gemas, misture bem e verta o creme de gemas na panela com o leite. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar até engrossar. Neste ponto cozinhe por um minuto mexendo sem parar. Retire e passe pela peneira para eliminar quaisquer resquícios de ovo. Agora misture o creme de leite, bata vigorosamente e leve para gelar.

A massa:

Pré-aqueça o forno a 180°C.

Unte apenas o fundo de três formas redondas de 20 cm. Forre o fundo com papel manteiga e unte novamente, com manteiga ou margarina.

Coloque as claras, estamos aproveitando as claras que sobraram do creme e que podem ser conservadas na geladeira em pote fechado de um dia para o outro. Junte os ovos inteiros e bata na batedeira até obter uma mistura bem volumosa, uma espuma amarela clarinha. Coloque a pasta de baunilha.

Acrescente uma a uma as colheres de açúcar, depois as de trigo. 

Dívida a massa entre as três formas, dê umas três leves batidinhas para obter bolos bem retinhos e, leve para assar por cerca de 20 a 25 minutos. Vigie com cuidado, sem abrir o forno.  O bolo cresce, doura levemente, e aos 20 minutos, pode abrir  a porta com cuidado e testar levemente o topo do bolo com uma leve pressão dos dedos, se estiver firme, está pronto. Retire e deixe esfriar completamente.

Coco

Separe 250g de coco. Misture o açúcar e água e leve para ferver. Quanto começar a formar uma calda leve, junte o coco, misture bem e deixe ferver um minuto. Desligue e deixe esfriar.

Montagem

Escorra o coco da calda, e misture o coco escorrido com 2/3 do creme de confeiteiro.

Coloque no prato a primeira camada de bolo, distribua metade do creme com coco. Sobreponha a segunda camada e o restante do creme com coco. Por fim a última camada de bolo. Agora cubra todo o bolo com o restante do creme de confeiteiro e cubra generosamente com o restante do coco ralado. 

Mantenha em geladeira. Gelado é delicioso.

O preparo do bolo de baunilha e coco é realmente muito simples, seguindo a receita como descrito aqui no Tudo na Cozinha, não teme erro, você terá um bolo delicioso em sua cozinha.

Agora que aprendemos na teoria, selecionamos um vídeo para ilustrar melhor o preparo do bolo de baunilha e coco na prática, confira:

Depois de aprender como preparar um bolo delicioso com este, com certeza, os lanches da sua família ficarão ainda mais agradáveis.

Author: