Bolo de amendoim e doce de leite

Como sempre falamos aqui no Tudo na Cozinha, as receitas de bolo são muito marcantes, pois sempre estão presentes em festas, lanches, cafés e reuniões, por exemplo. O bolo de amendoim e doce de leite é preparado com ingredientes clássicos, temos o sabor marcante do amendoim misturado com um delicioso doce brasileiro.

Preparar o bolo de amendoim e doce de leite é muito prazeroso, uma vez que você aprende uma receita com os ingredientes favoritos de milhares de pessoas. Encontramos o amendoim como acompanhamento e ingrediente em muitas receitas, além de diversas combinações deliciosas com esse doce mineiro.

Uma deliciosa combinação que nos remete aos gostos suaves e prazerosos da infância. Confira a seguir como preparar o bolo de amendoim e doce de leite:

Ingredientes:

  • 12 ovos
  • 12 colheres de sopa bem cheias de açúcar
  • 12 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha

Recheio e cobertura

  • 3 latas de leite condensado
  • 2 xícaras de amendoim torrado e sem pele
  • 2 colheres de creme de leite fresco

Modo de preparo:

Cozinhe as latas de leite condensado fechadas, cobertas por água, em panela de pressão por 40 minutos. Deixe esfriar completamente antes de abrir.

Triture grosseiramente os amendoins torrados e sem pele. Misture com o conteúdo das três latas.

Dica: pode-se usar o amendoim já torrado e sem pele. Eu fiz da forma mais trabalhosa, mas, mais gostosa. Torrei os amendoins no forno e tirei a pele pacientemente. É só esfregar entre as palmas das mãos. Faço isso sobre uma peneira apoiada num outro recipiente para facilitar a separação da pele.

O bolo:

Use três formas redondas, de 24cm,  com fundo falso. Recorte três círculos de papel manteiga, unte apenas o fundo das formas, forre com o papel manteiga e unte o papel.  Pré-aqueça o forno a 180°C.

Coloque na batedeira os ovos e a pitada de sal, bata por 10 minutos, em velocidade alta. Acrescente uma a uma as colheres de açúcar, em seguida as colheres de farinha de trigo. Neste ponto diminua um pouquinho a velocidade da batedeira.  Ao final junte o extrato de baunilha.

Dica: minha batedeira não comporta o volume total da massa, então bato os ovos, transfiro com cuidado para uma tigela maior e vou acrescentando o açúcar e a farinha. Pode-se usar uma batedeira manual ou uma espátula.

Divida a massa igualmente nas três formas. Dê leves batidinhas para retirar o ar.  Leve para assar por cerca de 20 minutos. Retire e deixe esfriar completamente na forma.

Para montar coloque o primeiro bolo sobre o prato e faça uma camada generosa de recheio, coloque o segundo bolo e outra camada de recheio. Sobreponha o terceiro bolo. Para cobrir misture ao restante do doce de leite com amendoim as duas colheres de creme de leite. Isso deixará a mistura mais leve e facilitará o trabalho.

O preparo do bolo de amendoim e doce de leite não é tão difícil, não é mesmo? Com as dicas que ensinamos nesta receita, você consegue preparar um bolo delicioso e surpreender o paladar das pessoas que mais gosta.

O legal de aprender receitas novas é que podemos usá-las como fonte de renda extra se desejarmos, por exemplo, preparar encomendas desse bolo delicioso, vender bolo no pote, entre outros.

Espero que tenham gostado, deixem suas dicas aqui nos comentários, vamos adorar!

Author: