Torta de bacalhau

O bacalhau é um peixe delicioso e usado em muitas receitas, mas o que vamos ensiná-los a preparar hoje é uma torta para surpreender o paladar das pessoas que mais ama, ou simplesmente para ter uma ótima receita em uma ocasião especial. Saiba como preparar a torta de bacalhau, aqui no Tudo na Cozinha.

A torta de bacalhau tem um sabor surpreendente, pode ser preparada para datas comemorativas, como exemplo, natal, almoços em família, assistir uma partida de jogo, jantares especiais, entre outros.

O preparo da torta de bacalhau é simples, basta seguir o passo a passo como descrito aqui no Tudo na Cozinha, que não tem erro.

Você ainda não tem muita experiência com o preparo de receitas como essa? Não se preocupe, com o tutorial que ensinamos você vai conseguir acertar o preparo.

Confira a seguir quais os ingredientes utilizados e como preparar a torta de bacalhau:

Veja também:
–>Torta de Sardinha
–>Torta de Legumes com Creme de Leite
–>Torta de legumes de liquidificador
–>Massa de Torta de Liquidificador Fofinha

Ingredientes:

Massa

  • 2 xícaras de farinha de trigo e 1 xícara de amido de milho
  • 2 colheres bem cheias de sopa de margarina
  • 1 colher bem cheia de sopa de banha
  • 1 copo de iogurte natural
  • 3 a 5 colheres de água 

Recheio

  • 400 gr de bacalhau demolhado
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 200 gr de ervilha congelada
  • 2 ou 3 tomates
  • 2 ou 3 colheres de molho de tomate
  • 10 azeitonas  verdes
  • 200 gr de creme de leite fresco
  • 5 colheres de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • Leite o quanto baste
  • Noz moscada

Para pincelar

  • 1 gema e 1 colher de água

Modo de preparo:

Prepare o recheio

Leve o bacalhau já para ferver em água. Assim que começar a ferver, em poucos minutos, percebe-se que o bacalhau começa uma separação sutil em “gomos” ou “escamas”. Está pronto. Retire, deixe esfriar um pouquinho e desfie com os dedos. Reserve.

Lave bem os tomates, tire as sementes e pique em cubos pequenos. Reserve.

Tire os caroços das azeitonas e pique. Reserve.

Numa panela frite a cebola e o alho bem picados em duas colheres de azeite de oliva até amolecer. Acrescente o bacalhau, refogue rapidamente, junte a ervilha e o molho de tomate, refogue mais um minuto. Reserve.

Numa panela pequena coloque as três colheres de azeite de oliva e a farinha de trigo, frite rapidamente. Junte a essa pastinha o leite até obter um creme bem espesso que vai dar liga ao recheio. Use um batedor de arame, ou fouet, para um creme liso, se bolinhas ou grumos. Acrescente o creme de leite e a noz moscada. Tempere com uma pitada de sal. Junte ao refogado de bacalhau. Acrescente as azeitonas picadas e o tomate picado. Deixe esfriar.

Enquanto isso prepare a massa:

Junte à farinha, a pitada de sal, a margarina e a banha. Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Acrescente o iogurte e vá misturando para agregar os ingredientes e formar uma massa macia. Não trabalhe a massa, apenas agregue.

Dica: talvez você precise de três a cinco colheres de água para dar a umidade necessária à massa, vá colocando aos poucos.

Abra 2/3 da massa entre dois plásticos, deixe a massa fina para uma torta mais leve. Retire um dos plásticos e com a ajuda do segundo forre a forma já untada, corte os excessos da massa, deixando uma borda para forma da forma o que facilitará o fechamento da torta. Leve à geladeira por 30 minutos.

Dica: vai sobrar massa fora da forma, mas como queremos manter ainda uma borda de massa, corte com uma tesoura. A tesoura faz maravilhas na cozinha.

Junte as sobras de massa ao 1/3 reservado, abra entre os plásticos deixando bem fininha. Reserve na geladeira, do jeito que está entre os plásticos para depois cobrir a torta.

Aqueça o forno a 180°C.

Retire a massa da geladeira, coloque o recheio, pincele as bordas da massa com a gema de ovo misturada à água para facilitar o fechamento, cubra com a outra massa estendida e passe o rolo sobre a superfície da forma para cortar a massa excedente e ao mesmo tempo fechar a torta. Pincele com a gema e com as sobras de massa decore, como e se desejar.

Asse até estar bem dourada. Uma boa dica é observar a torta nas bordas, ela se afasta levemente quando está assada.

Como podemos observar, não há muito segredo, qualquer pessoa pode fazer uma torta deliciosa como essa. Para ajudá-los a esclarecer possíveis dúvidas e melhor ilustrar o preparo na prática, selecionamos um vídeo explicativo. Confira:

Gostou da receita da torta de bacalhau? Deixe sua opinião aqui nos comentários do site!

Author: