Pudim de leite condensado cozido

O pudim é uma receita de sobremesa tradicional, muitas pessoas adaptam a receita original, incluem ingredientes e toques pessoais, fazem de diversos sabores, entre outros. Mas, hoje desejamos ensiná-los uma versão especial: o pudim de leite condensado cozido. Confira aqui no Tudo na Cozinha, como preparar essa delícia.

É bem curiosa a versão do pudim de leite condensado cozido, não é mesmo? Ficamos pensando em como será o sabor e se o passo a passo é mais complicado. Mas, não se preocupe, pois a receita é simples e até quem não tem prática na cozinha consegue prepará-la.

Confira a seguir quais os ingredientes utilizados e como preparar um delicioso pudim de leite condensado cozido:

Veja também:
–>Pudim de macaxeira
–>Bolo pudim de chocolate
–>Bolo de pudim
–>Pudim de milho em lata

Ingredientes:

  • 2 latas de leite condensado
  • 2 medidas de leite integral
  • 4 ovos
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar 
  • 2 colheres de café de extrato de baunilha

Modo de preparo:

O primeiro passo é cozinhar uma das latas de leite condensado, fechada, submersa em água, na panela de pressão por 40 minutos. Deixe esfriar completamente para abrir.

Derreta o açúcar numa panela pequena até adquirir um tom dourado/ âmbar. Despeje a calda quente na forma de pudim e vá inclinando com cuidado a panela para cobrir bem o fundo e as laterais da forma.

Deixe esfriar.

Dica:também se faz a calda com água e açúcar, no entanto, só o caramelo de açúcar nos proporciona uma calda bem espessa.

Bata no liquidificador o leite condensado cozido, o leite condensado in  natura, o leite, os ovos e a baunilha até misturar bem.

Dica: usa-se como medida para o leite a própria lata de leite condensado.

Despeje na forma caramelada e leve ao forno em banho maria na grade de baixo. Se quiser seu pudim lisinho ele estará pronto quando firmar, se quiser com furinhos asse até dar uma leve “estufada”.

Depois de assar, esfrie e deixe de um dia para o outro na forma e na geladeira. Isto fará com que a calda se dissolva e você terá muita calda para servir, e também para que o pudim alcance sua plenitude. Exagero? Nem um pouquinho.

O preparo do pudim de leite condensado cozido é simples de fazer, né? Basta seguir o passo a passo como descrito aqui no Tudo na Cozinha, que não tem erro. Você terá uma versão de sobremesa diferente para surpreender sua família e amigos.

Para ajudá-lo com o preparo do pudim de leite condensado cozido na prática e esclarecer possíveis dúvidas em relação a essa receita, selecionamos um vídeo explicativo, vale à pena conferir!

Gostou da receita do pudim de leite condensado cozido? Compartilhe conosco sua opinião!

Author: