Panetone Caseiro

O panetone tem um sabor surpreendente, e é obrigatório na ceia de natal, e que tal aprender a receita de um panetone caseiro? hoje aqui no tudo na cozinha nós iremos te dar o passo a passo.

Você pode estar preparando para você e sua família, ou até mesmo para vender e ganhar uma renda extra no final de ano.

Veja outras receitas de pães:
–>Pão recheado com frango cremoso
–>Rosca caseira mineira
–>Pão caseiro com passas

Essa receita de panetone caseiro é sensacional e eu tenho certeza que todos que experimentarem irão se apaixonar.

Veja a seguir os ingredientes necessários para o preparo do Panetone Caseiro:

Ingredientes Massa
7 tabletes de fermento para pão (105g) esmigalhados
½ xícara de água morna
7 xícaras de farinha de trigo
6 ovos
¾ de xícara de manteiga derretida
1 xícara de açúcar
½ colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de casca de laranja ralada

Ingredientes Recheio
250 gramas de frutas cristalizadas picadas
250 gramas de uvas-passa sem sementes

Modo de preparo Massa
Dissolva o fermento na água e misture com ¾ de xícara de farinha de trigo. Coloque numa tigela grande, cubra e deixe crescer por 2 horas.
Depois, junte mais ¾ de xícara de farinha de trigo e deixe crescer por 2 horas.
Acrescente à massa os ovos, a manteiga, o açúcar, o sal, a casca de laranja e, aos poucos, o restante da farinha de trigo, misturando no início com uma colher de pau e, em seguida, com as mãos. Coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha de trigo e amasse durante 5 minutos com as mãos fechadas, fazendo movimentos do centro para fora e de fora para dentro

Modo de preparo Recheio
Divida a massa em duas partes e abra um retângulo de 40cm x 35cm.
Misture as frutas cristalizadas com as passas, passe ligeiramente na farinha de trigo e distribua metade desta mistura sobre uma das partes de massa. Enrole no sentido do comprimento, dobrando ligeiramente as bordas para o centro.
Depois, dobre ao meio, deixando as pontas para baixo.
Com as mãos, forme uma bola e coloque a massa numa fôrma de papel de 1 kg (própria para panetone untada com manteiga). Repita o mesmo processo com a massa e a mistura de frutas e passas restante. Deixe crescer por mais duas horas ou até dobrar de volume.
Com uma tesoura, faça cortes profundos em forma de cruz. Pincele com gema diluída em leite e leve ao forno baixo (150° C), preaquecido, por uma hora. Depois de 45 minutos, a superfície já deve estar dourada. Cubra o panetone com papel alumínio e termine de assar.

Gostou da receita de Panetone Caseiro ? O melhor é que você pode servir essa receita no lanche da tarde, para surpreender as pessoas que mais gosta ou até mesmo vender para ganhar uma renda extra, principalmente no natal, que está bem próximo.