Bife à parmegiana

Vamos ser sinceros, quem não adora um belo bife à parmegiana, suculento e delicioso? Essa receita é uma das favoritas de milhares de pessoas, uma das mais pedidas nos cardápios de restaurantes, além de ser preparada em almoços, jantares e ocasiões especiais em casa. Quer aprender como prepará-la? Confira o passo a passo da receita, aqui no Tudo na Cozinha.

O bife à parmegiana é uma receita simples de fazer, os ingredientes utilizados são acessíveis e fica com um sabor incrível. Você é novo ma cozinha? Não se preocupe, pois o preparo não tem segredo e seguindo o passo a passo como descrito você vai acertar o preparo.

Confiram a seguir quais os ingredientes utilizados e como preparar o bife à parmegiana:

Veja também:
–>Bife à milanesa perfeito
–>Bife à Milanesa no Forno
–>Sopa de carne com legumes

Bife à parmegiana 

  • 10 bifes grandes de filé mignon
  • 2 a 3 xícaras de farinha de rosca
  • Queijo parmesão ralado na hora
  • 2 a 3 colheres de sálvia
  • 6 ovos 
  • 1 litro de óleo para fritar

Molho de tomate 

  • 1 e 1/2 kg de tomates maduros e firmes
  • 1 lt tomate sem pele
  • 300 ml de passata de tomate
  • 1 bouquet garni( sálvia, tomilho, manjericão, louro)
  • 1 cebola
  • 2 colheres de sopa de caldo de carne líquido
  • 2 xícaras de água 
  • 50 g de manteiga 
  • 2 colheres de azeite de oliva
  • 1/4 xícara de aceto balsâmico
  • Sal e Pimenta do reino à gosto e 2 colheres de pequenas de açúcar 

Para gratinar

Queijo muçarela ralado grosso

Queijo parmesão ralado

Comece preparando o molho

Pique a cebola e os tomates muito bem higienizados. Coloque o azeite de oliva numa panela grande, deixe aquecer levemente e refogue a cebola, acrescente o tomate, o tomate em lata e a passata. Coloque um fio de azeite de oliva e o azeite balsâmico. Tempere com sal, pimenta do reino, e junte o açúcar. Deixe cozinhar até obter um molho suculento e espesso. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo.

Quando o tomate estiver bem desfeito, passe tudo por uma peneira. Volte à panela, acrescente a manteiga, o bouquet garni e o caldo de carne misturado às duas xícaras de água. Deixe ferver no mínimo mais uns trinta minutos para que o molho apure.

Dica: use uma peneira mais grossa, o resultado é melhor.

O importante é obter um molho bem apurado, mas não denso, já que o propósito é recobrir os bifes e ir ao forno para gratinar. Se estiver muito espesso secará no forno.

Os bifes

Enquanto o molho cozinha prepare os bifes. Limpe bem, achate com os nós dos dedos. Tempere com sal, pimenta do reino moída na hora e azeite de oliva. Reserve na geladeira.

Coloque os ovos numa tigela, bata só para misturar e reserve.

Misture a farinha de rosca e o queijo parmesão. Para cada xícara de farinha de rosca coloque 1/2 xícara de queijo parmesão. Acrescente a sálvia bem picadinha, uma colher de sálvia para cada xícara de farinha de rosca.

Vá misturando a farinha de rosca com o parmesão e a sálvia aos poucos, assim evita-se desperdício. 

Empanando os bifes

Passe cada bife generosamente pelo ovo batido e em seguida pela farinha de rosca preparada. Pressione para que o bife fique bem recoberto. Prepare todos antes de começar a fritar.

Fritando os bifes

Coloque 1 litro de óleo numa boa panela grossa, não muito larga  e alta, isso ajudará o seu desempenho com a fritura. Usei uma panela de ferro. Vamos fazer uma fritura por imersão. A gordura por imersão absorve menos do que se você colocar apenas um fundo de óleo. 

Prepare um prato grande com papel toalha para absorver o óleo ao retirar da fritura.

Quando estiver quente comece a fritar.

Dica: Lembra do velho truque do fósforo? Coloque um fósforo dentro do óleo frio, quando ele acender, o óleo estará na temperatura certa. Não tenha medo, o fósforo acenderá e apagará imediatamente.

Frite apenas a quantidade de bifes que a capacidade da sua panela suportar. Dois ou três. Depende do tamanho do bife e da panela. 

Pré aqueça o forno a 180°C.

Quando o bife estiver dourado retire e escorra.

Vá acomodando os bifes em travessinhas individuais, que possam ir ao forno. Fica ótimo para servir, super charmoso. Usei umas antiquíssimas de inox. As de cerâmica ficam lindas!

Quando os bifes estiverem prontos e acomodados, cubra generosamente com o molho, faça uma camada generosa de mussarela ralada e espalhe um pequeno punhado de parmesão ralado. Leve ao forno.

O preparo do bife à parmegiana é bem simples, não é mesmo? Não é a toa que essa é uma das receitas de carne mais preparadas nas cozinhas de muitas pessoas.

Para ajudá-los com o preparo na prática e esclarecer possíveis dúvidas em relação a receita do bife à parmegiana, selecionamos um vídeo explicativo, vale à pena conferir:

Agora que aprendemos como fazer um belo bife à parmegiana, com certeza, será uma das receitas mais pedidas em nossa cozinha!

Author: