Algodão doce no fogão

Você já ouviu falar sobre a receita do algodão doce no fogão? Isso mesmo! É possível preparar esse doce que faz a alegria da criançada em casa, sem usar uma máquina específica, apenas com o nosso fogão. Quer aprender como fazer essa receita para seus filhos, sobrinhos e outros? Vamos ensiná-los aqui no Tudo na Cozinha, confira!

As crianças adoram doces especiais, principalmente, quando são coloridos e possuem diferentes texturas. O algodão doce no fogão é uma receita simples, que não dá trabalho e qualquer pessoa consegue fazer.

Os ingredientes utilizados no preparo dessa receita são simples e de fácil acesso. Confiram quais são eles a seguir e como fazer o algodão doce no fogão:

Veja também:
–>Doce de leite em barra
–>Doce de amendoim com leite condensado
–>Coquinho doce fácil

INGREDIENTES:

– 4 xícaras de açúcar
– 1 xícara de Karo (glucose de milho)
– 1 xícara de água
– 1/4 colher (chá) de sal
– 1 colher (chá) de essência de baunilha ou outro sabor
– Corante na cor desejada

MODO DE PREPARO

– Coloque o açúcar, a glucose, a água e o sal em uma panela grande, leve ao fogo médio, misture até que todo o açúcar se dissolva.
– Mergulhe um pincel em água limpa, vá limpando os lados da panela ate remover todo o açúcar que está grudado (isso evitará que forme cristais de açúcar na hora da fervura).
– Aumente o fogo, deixe ferver até 160 graus (tente medir com um termômetro).
– Desligue o fogo, adicione a essência e o corante, misture.
– Cubra uma superfície lisa com papel manteiga.
– Mergulhe a ponta do fuet na calda de açúcar, segure por um tempinho sobre a panela para sair o excesso.
– Com o fuet de cabeça para baixo coloque sobre o papel manteiga, balance pra frente e pra trás formando fios finos de açúcar. Repita até formar um tipo de ninho de açúcar.
– Enrole esse ninho em volta de um palito de madeira.
– Não demore porque o açúcar vai endurecer e acabar quebrando.
– Repita até que o algodão esteja do tamanho desejado. Pronto!

A receita do algodão doce no fogão é mais simples do que parece, não é mesmo? Agora que aprendemos como prepará-la, podemos fazer a alegria da criançada ao receber seus amiguinhos em casa, à tarde depois do lanche e outras ocasiões.

Para melhor ilustrar o preparo do algodão doce no fogão e esclarecer possíveis dúvidas em relação a receita, selecionamos esse vídeo explicativo, vale à pena conferir:

Gostou da receita do algodão doce no fogão? Deixe sua opinião aqui nos comentários do site!

Author: