Focaccia

A focaccia é uma receita italiana, a qual envolve o preparo de um pão bem macio e achatado, normalmente, coberto com sal grosso, alecrim e azeita. Essa receita é deliciosa e simples de preparar, vamos ensiná-la aqui no Tudo na Cozinha, Confira!

Você deseja aprender a fazer uma receita diferente? A focaccia é uma receita especial. O seu preparo é simples, qualquer pessoa sem experiência na cozinha consegue prepará-la, de acordo com o passo a passo que ensinamos aqui no site.

Confira a seguir quais os ingredientes utilizados e como preparar a focaccia:

Veja mais:
–>Pão macio de liquidificador
–>Pão de queijo que não vai ao forno
–>Pão de milho fofinho
–>Pão de alho com pão francês

Ingredientes

  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1/3 xícara de azeite de oliva 
  • 1/2 colher de  café de sal
  • 3 ramos de alecrim fresco
  • 15g de fermento seco biológico 
  • 1 e 1/2 xícara de água  morna
  • Sal rosa do Himalaia para polvilhar
  • Azeite de oliva para untar a forma e para regar a focaccia.

Modo de preparo:

Deixe a água morna separada e próxima da sua área de trabalho. 

Coloque numa tigela a farinha e o fermento e misture bem.  Acrescente o azeite e incorpore à farinha com os dedos. Junte o sal, misture. 

Faça uma cova no centro e vá colocando água aos pouco até obter uma massa firme, mas ainda bem pegajosa. Se necessário use mais umas três ou quatro colheres de água para dar o ponto. Não deixe a massa ficar muito seca, preciso grudar nos dedos.

Amasse até estar homogênea. Raspe bem a massa que fica nas laterais da tigela, junte tudo no centro, cubra com um pano e deixe repousar em local aquecido até que a massa cresça bastante.

Assando a focaccia

Para assar o forno deve ser pré-aquecido a 200°C.

A massa estando  crescida,  prepare uma forma retangular untando-a com bastante azeite de oliva. Isso fará com que se crie uma crosta crocante no fundo. 

Despeje toda a massa na forma e com as mãos untadas de azeite espalhe bem distribuindo a massa por toda a forma. Com os dedos faça furos na massa, sem rompê-la. Polvilhe com o sal. Pode-se usar sal grosso que deve ser triturado. Distribua as folhinhas de alecrim.

Regue generosamente com azeite de oliva. Deixe descansar uns quinze minutos e leve ao forno para assar até dourar levemente.

Retire do forno e regue imediatamente com mais um pouco de azeite de oliva. Deixe arrefecer e corte em retângulos para servir. Acompanha qualquer patê ou pastinha, queijos, caponata. O que sobrar guarde em pote fechado, fica deliciosa também no dia seguinte.

Como podemos observar a receita não é tão difícil, basta se atentar, que não tem erro. Para ajudá-los a esclarecer possíveis dúvidas em relação a receita e melhor ilustrar o preparo na prática, selecionamos um vídeo explicativo, vale à pena conferir:

Agora que aprendemos como preparar uma deliciosa focaccia, podemos fazer essa receita para o café da manhã, lanche da tarde, ocasiões especiais, reuniões de família e amigos, entre outras.

Há ainda quem coloque essa delícia em embalagens e venda para garantir uma fonte de renda extra. Fica a Dica!

Gostou da receita e tem alguma dica para compartilhar conosco? Deixe-as aqui nos comentários do site, vamos adorar!

Author: