Suflê de doce de leite

Você quer aprender a preparar sobremesas deliciosas para surpreender as pessoas que mais gosta? Aprenda como preparar o suflê de doce de leite, com o passo a passo que ensinaremos aqui no Tudo na Cozinha!

A receita do suflê de doce de leite é simples de fazer, seguindo o tutorial aqui do site, não tem erro, mesmo sendo novato na cozinha conseguimos obter um ótimo resultado e ter uma sobremesa deliciosa em nossa mesa. Os ingredientes utilizados no preparo do suflê de doce de leite são acessíveis, confira:

Ingredientes: 

  • 250ml de leite integral
  • 3 gemas
  • 4 colheres de sopa de açúcar 
  • 1/2 colher de café de pasta de baunilha (ou extrato)
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 200g creme de leite fresco
  • 200 a 300 g de doce de leite
  • 3 claras

Modo de preparo:

Comece pelo creme de baunilha

Coloque as gemas numa peneira apoiada na tijela da batedeira, fure-as com um garfo e deixe escorrer. Não pressione as gemas e isso eliminará o possível gosto residual.

Quando as gemas estiverem bem escorridas acrescente metade do açúcar e bata até formar um creme leve e volumoso. Acrescente a farinha e o amido. Deixe misturar bem.

Coloque o leite numa panela e aqueça. Não precisa ferver. 

Coloque uma xícara do leite no creme de gemas, misture bem e verta o creme na panela com leite. Misture bem.

Volte ao fogo e mexa sem parar, em fogo baixo, até o creme engrossar. Assim que ferver marque 30 segundos para que a farinha cozinhe bem. Não pare de mexer. Ao final acrescente a pasta de baunilha. 

Verta o creme numa tigela e cubra imediatamente com filme plástico, cuidando para que o filme fique colado no creme para que não se crie nenhuma película. Leve à geladeira.

Quando o creme estiver bem frio, coloque na batedeira e acrescente o creme de leite. Bata até o creme estar bem liso e com uma textura aveludada.

Misture o creme de baunilha com o doce de leite, bata bem para que se integrem.

Preparo do suflê 

Unte com manteiga os ramequins para assar o suflê, e em seguida, polvilhe com açúcar.  Aqueça o forno a 190°C.

Bata as claras, quando começarem a espumar vá acrescentando o restante do açúcar até atingir o ponto de neve. Junte-as delicadamente ao creme. 

Dica: se preparar o creme de baunilha no dia anterior, pode guardar as claras num pote fechado, na geladeira, sem problema nenhum.

Coloque às colheradas nos ramequins até quase atingir a superfície.  Passe o polegar pelas bordas internas para assentar e ajudar os suflês a crescerem regulares. 

Coloque os ramequins numa assadeira para facilitar o manuseio. 

Leve para assar entre 15 e 20 minutos, até que cresça e doure levemente. Retire e polvilhe açúcar de confeiteiro. Sirva imediatamente.  Se desejar, sirva com uma calda de frutas vermelhas ou creme azedo.

Gostou da receita do suflê de doce de leite? Mais fácil do que parece, não é mesmo? Para ajudá-los com o preparo na prática e esclarecer possíveis dúvidas em relação a essa receita, selecionamos um vídeo explicativo. Vale à pena conferir:

Agora que aprendemos como fazer um delicioso suflê de doce de leite, que tal preparar essa sobremesa em ocasiões especiais, para recepcionar visitas, agradar as crianças e até mesmo vender para ganhar uma renda extra?

O que achou da receita do suflê de doce de leite? Que tal começar a colocar a mão na massa e compartilhar conosco as suas experiências na cozinha, aqui nos comentários? Vamos adorar!

Author: