Polenta com queijo

As receitas tradicionais da cozinha brasileira têm um toque muito especial, não é a toa que a polenta com queijo é um dos pratos favoritos. Essa delícia é preparada em almoços, jantares e diversas ocasiões especiais, além disso, encontramos a receita em cardápios de muitos restaurantes e bares espalhados pelo país.

A polenta com queijo pode ser preparada em duas versões que mostraremos aqui no site, uma delas é apenas cozida e a outra selada com azeite. O preparo da receita e os ingredientes utilizados são bem simples, portanto, se você é novo na cozinha, não se preocupe, pois essa é uma das receitas mais fáceis de preparar.

Confiram a seguir os ingredientes utilizados e o modo de preparo da polenta com queijo:

Ingredientes

  • 1 xícara de fubá médio 
  • 5 xícaras de água
  • Sal
  • 1 colher de sopa bem cheia de manteiga
  • Uma pequena porção de queijo a gosto. Você pode usar uma pequena sobra de gorgonzola de brie, de mussarela e um punhadinho de parmesão.

Modo de preparo:

Dissolva o fubá na água fria, leve ao fogo baixo, com a chama protegida por um difusor de calor. Mexa constantemente até que comece a engrossar. Acrescente o sal com parcimônia. Quando a água e o fubá estiverem bem integrados e a mistura bem espessa deixe cozinhar por cerca de uma hora. Ao final junte a manteiga. Verta a polenta numa forma deixando-a com cerca de 3cm de altura.

Dica: Improvise com um fundo velho de forma para torta. 

Mantenha fora da geladeira em local fresco até o dia seguinte.  

Dica: não use fubá fino, o resultado não é o mesmo. Há três tipos de fubá , o fino, o médio e o grosso. Os dois últimos funcionam bem nesta receita. A quantidade de água pode variar um pouquinho.  

Montagem

Com um cortador de biscoito faça círculos de polenta e uma pequena cavidade no centro de cada círculo. Acomode ai um pedacinho de queijo, deixe ultrapassar a cavidade para que ao derreter se espalhe pela superfície. Sirva quentinho.

Dica: usei dois cortadores de biscoito  de tamanhos diferentes, com o  menor fiz  a cavidade sem chegar ao fundo.

Segunda versão:

Corte círculos de polenta e faça fatias de cada círculo.  Leve para dourar dos dois lados numa frigideira antiaderente, com um fio de azeite de o,iva, só para dar um gostinho. Doure de um lado, vire, deixe começar a dourar do outro e então coloque um pedacinho de queijo sobre cada fatia, tampe a frigideira para que o queijo derreta e sirva imediatamente.

Aprender as receitas típicas brasileiras é uma ótima oportunidade de conhecer a culinária de cada região, além de apresentar a nossa família e amigos, os sabores surpreendentes que as mesmas possuem.

Para ajudá-los com o preparo da polenta com queijo na prática e esclarecer possíveis dúvidas, selecionamos um vídeo explicativo, vale à pena conferir:

Gostou da receita da polenta com queijo? Tem alguma dica especial que deseje compartilhar conosco? Deixe-as aqui nos comentários, vamos adorar!

Author: