Frango com polenta

O frango com polenta esteve e ainda é presente na mesa de milhares de brasileiros. Essa receita tradicional é muito especial, além de ter um sabor delicioso. Aprender como cozinhar essa delícia é importante e agrada o paladar das pessoas que mais gostamos. Confira como fazer o frango com polenta, aqui no Tudo na Cozinha.

Uma das receitas mais simples de se preparar é o frango com polenta, uma vez que os ingredientes utilizados são acessíveis e não tem muito segredo em seu preparo. Até mesmo, quem não possui experiência na cozinha consegue fazer essa receita.

Confiram a seguir quais os ingredientes utilizados e o modo de preparo do frango com polenta:

Veja mais:
–>Coxinha de frango cremosa
–>Torta de frango com massa de pastel
–>Salpicão de frango tradicional
–>Empadão de frango

Frango no próprio molho

Ingredientes: 

  • 1 frango caipira inteiro cortado em pedaços 
  • 1 colher de sopa de banha (ou óleo)
  • 2 cebolas grandes     
  • 2 dentes de alho
  • 1 alho poró
  • 2 talos de salsão
  • Sal 
  • Pimenta do reino
  • 1 cenoura
  • 300 gr de tomate cereja
  • 300 gr de mini pimentões coloridos 
  • 1 colher de farinha de trigo

Modo de preparo:

Comece preparando um caldo:

Retire ao máximo a pele de frango, tempere com sal e pimenta do reino. 

Separe asas, pescoço, costas, coloque na panela de pressão cubra com água, mais ou menos uns 2 e1/2 l, acrescente a cenoura e um talo de salsão e leve ao fogo. Quando a panela começar a chiar conte 15 minutos e desligue.  Coe o caldo e deixe repousar. Se for feito com antecedência poderá esfriar na geladeira e a gordura solidificará facilitando sua retirada. Se não houver tempo apenas deixe repousar e a gordura subirá à superfície separando-se do líquido, aí é só retirar calmamente com uma colher.

Tempere igualmente o restante do frango sem pele

Dica: corte o frango em pedaços pequenos, fica mais saboroso.

Aqueça bem uma boa panela de fundo grosso, coloque uma colher de banha e frite os pedaços de frango até estarem muito bem douradas e tiver se formado um belo e dourado fundo de panela.

Acrescente a cebola, o alho, alho poró e salsão.  Comece a refogar com calma. Todo o fundo de panela vai se soltar, quando estiver pronto salpique a farinha de trigo, misture bem e vá “pingando” um pouquinho de caldo apenas para que o refogado não queime, serão necessários no mínimo uns 30 a 40 minutos até que o frango esteja quase marrom/dourado, pingue caldo sempre  para não deixar queimar.

Dica: Atingir a cor certa garante o sabor ideal do molho e do frango. Pingar o caldo significa adicionar um pouquinho mínimo de caldo apenas para manter a umidade e possibilitar que se continue a refogar para intensificar cor e sabor.

Quando tudo estiver num tom dourado escuro, quase marrom, acrescente caldo até atingir a altura do frango. Tampe a panela, deixe em fogo baixo e cozinhe lentamente por uma hora e meia a duas horas. Cuide continuamente, sempre acrescentando caldo. A partir de agora queremos cultivar um molho abundante para acompanhar a polenta.

Quando a carne estiver soltando dos ossos e o molho estiver escuro e encorpado, sem estar grosso demais, acrescente os tomates cerejas.  Deixe mais uns oito minutos para que os tomatinhos cozinhem mas, de preferência não estourem as cascas. Ao final acrescente as azeitonas e deixe mais uns cinco minutos para que aqueçam e agreguem seu  sabor ao molho. 

Dicas: azeitonas devem entrar no final das preparações já que podem amargar ao cozinhar demais.

Polenta 

Ingredientes

  • 2 xícaras de fubá de moagem grossa ou média
  • 8 xícaras de água
  • 50 gr de manteiga 
  • Sal à gosto

Quando seu frango já estiver cozinhando por uma hora comece o preparo da polenta:

Misture bem o fubá com a água fria para que fique bem dissolvido. Leve ao fogo baixo. Mexa de vez em quando até aquecer bem. Quando começar a borbulhar, cuidado, porque pode queimar, já que a mistura “salta” facilmente.  Mantenha a panela fechada e deixe cozinhar em fogo baixo por no mínimo uma hora. Quando estiver quase pronta acrescente 50gr de manteiga e sal à gosto. Vá com calma porque o sal na polenta engana fácil. Pode-se proteger a chama do fogão e manter a polenta cozinhando calmamente.

Dica: se a sua polenta estiver grossa demais acrescente água. Ah! E dissolver o fubá na água fria evita que sua polenta faça grumos, muito mais fácil.

Como podemos observar, preparar o frango com polenta não é difícil, basta seguir o passo a passo como descrito aqui no Tudo na Cozinha, que não tem erro, você terá uma deliciosa receita em sua mesa.

Você pode preparar o frango com polenta em almoços, jantares e diversas ocasiões especiais. Para ajudá-lo a esclarecer possíveis dúvidas e melhor ilustrar o preparo na prática, selecionamos um vídeo explicativo, vale à pena conferir:

Gostou da receita? Compartilhe sua opinião conosco aqui nos comentários do site, vamos adorar!

Author: