Abacaxi em calda

O abacaxi em calda é uma receita deliciosa, pois podemos servir como sobremesa, utilizar como calda em diversas receitas especiais, como tortas e sorvetes, entre outros. Quer aprender como prepara-lo? Confira aqui no Tudo na Cozinha.

Fazer o abacaxi em calda é bem simples, uma vez que a receita leva poucos ingredientes em seu preparo e as instruções são claras. A receita tem um ótimo custo e pode ser conservada por um longo período, desde que seja armazenada em potes de vidro tampados e na geladeira.

Veja mais receitas:
–>Calda de morango para sobremesas
–>Calda de goiabada para bolo e sobremesas
–>Bolo de Cenoura com Calda Crocante de Chocolate

Confiram a seguir quais os ingredientes utilizados no preparo do abacaxi em calda e o passo a passo completo dessa receita especial:

Ingredientes:

  • Um abacaxi
  •  500 g de açúcar
  •  1l de água

Modo de preparo:

  • Fazer abacaxi em calda é muito simples: a primeira coisa que deve fazer é descascar o abacaxi, lavar e cortar em rodelas não muito grossas.
  • Também pode cortar em quadradinhos, mas se quer fazer a receita tradicional, as rodelas darão mais presença à sobremesa. Lembre-se de tirar a parte central e deixar as rodelas com um buraco no meio.
  • Agora, para começar a preparar a calda pegue uma panela com capacidade suficiente, acrescente a água e o açúcar e esquente durante cinco minutos, aproximadamente.
  • Não deixe de mexer e adicione um pouco mais de água se achar que está ficando muito espesso, pois deve ficar um pouco espesso mas sem chegar a endurecer.
  • Se quiser pode acrescentar algum tempero para aromatizar a calda, como pauzinhos de canela.
  • Depois, coloque o abacaxi para cozinhar alguns minutos com a calda. Mexa até que a fruta se impregne com o caramelo e quando ferver, apague o fogo. A calda deve ficar com um tom amarelo. Deixe esfriar um pouco enquanto prepara os potes.
  • Agora só falta introduzir as rodelas de abacaxi em calda nos potes; use potes com fechamento hermético e esterilize.
  •  Para isso, introduza as rodelas de abacaxi com a calda, feche e coloque para ferver com água durante 30 minutos para esterilizar. Desta maneira ficará conservado em melhores condições e por mais tempo.

O que achou do preparo do abacaxi em calda? Bem fácil de fazer, não é mesmo? Basta se atentar as instruções, como mencionado anteriormente, que não tem erro, você terá essa receita especial em sua cozinha para aproveitar com sua família e amigos.

Para melhor ilustrar o preparo do abacaxi em calda, selecionamos um vídeo explicativo especial que vale à pena conferir:

A receita do abacaxi em calda é muito utilizada por profissionais em padarias, confeitarias e até restaurantes.

Por que não compartilha conosco a sua opinião sobre a receita e dicas culinárias, aqui nos comentários do site? Vamos adorar recebe-las!

Veja também mais algumas receitas:
–> Calda de caramelo para pudim
–>Calda de maracujá para mousse
–>Bolo de sorvete com calda de frutas vermelhas